AMÉRICA

Mapa da América (cerca de 1770).

A América é um continente da Terra situado entre os oceanos Atlântico e Pacífico, e entre o oceano Glacial Ártico e o cabo Horn. 42.000.000 km² e que refere-se coletivamente aos sub-continentes América Central, América do Norte e América do Sul. Dos grandes continentes, é o único cujo nome seja de origem pagã: vem do navegador Américo Vespúcio.

A América localiza-se no hemisfério ocidental, entre o Oceano Pacífico e o Oceano Atlântico. O termo América também inclui o Mar do Caribe e a Groenlândia, mas não a Islândia, por razões históricas e culturais. A área da América Central é geralmente considerada como parte da América do Norte. Durante a era colonial foi chamada de Novo Mundo, em oposição à Europa, continente dos grandes navegadores, chamada de Velho Mundo.

América do Norte

A América do Norte é a porção setentrional do continente americano. Geralmente considera-se que a América do Norte é apenas a parte mais setentrional das Américas, separada da América Central na fronteira entre o México e a Guatemala. Outras classificações reconhecem apenas uma América do Norte e uma América do Sul, traçando o limite no Istmo do Panamá (umas vezes no Canal do Panamá, outras na fronteira entre o Panamá e a Colômbia. A América do Norte assim definida inclui quer a América Central, quer as Caraíbas.

De facto, a América do Norte está assente na sua própria placa tectónica - a Placa Norte-americana (que abrange também parte da Ásia oriental) -, enquanto que a América Central, a sul da península de Iucatã, está assente na Placa Caribeana.

O subcontinente é limitado a norte pelo Oceano Glacial Ártico, a leste pelo Oceano Atlântico, a sul pela América Central (ou pela América do Sul, conforme a definição que se considere), pelo Golfo do México e Mar das Caraíbas e a oeste pelo oceano Pacífico. Inclui ainda, além da porção continental, a Gronelândia (a maior ilha do mundo), a Terra Nova, o Arquipélago Ártico Canadiano, as Aleútes, a ilha de Vancouver, as Ilhas da Rainha Carlota e uma miríade de outras ilhas, espalhadas pelos mares que o rodeiam.

Pode-se, assim, dizer que a América do Norte é composta pelos seguintes territórios:

Países da América do Norte

América Central

A América Central ou Mesoamérica é a região do mundo limitada ao norte pela Península de Iucatã, no México e ao sul pela Colômbia, limitando a Oeste com o Oceano Pacífico e a Leste com o mar das Caraíbas (Oceano Atlântico). Na América do Norte, considera-se geralmente a América como um único continente, no entanto, esta região está assente numa placa tectónica individual - a Placa Caribeana - e pode portanto considerar-se um continente.

Na sua definição mais comum, a América Central é composta pelos seguintes países (por ordem alfabética):

Essa definição também é denominada de América Central Ístmica, já que tais países são os que fazem parte do istmo que une as Américas Norte e Sul.

A América Central tem uma área de aproximadamente 540.000 km², e a sua dimensão entre o Oceano Pacífico e o Mar do Caribe varia de 50 quilômetros a 560 quilômetros (aproximadamente).

Por vezes, a região do Caribe, situada no mar das Caraíbas ou das Antilhas, compreendendo 13 países independentes e diversos territórios dependentes dos Estados Unidos, França, Países Baixos e Reino Unido, também é incluído na América Central. São eles:

América do Sul

A América do Sul é um subcontinente que compreende a porção meridional das Américas. Sua extensão é de 17.819.100 km², abrangendo 12% da superfície terrestre, porém só tem 6% da população mundial. Une-se a América Central, ao norte, pelo istm

Lista de países da América do Sul

(incluindo códigos e siglas adotados pela ONU e suas capitais)

Idiomas Falados na América do Sul

O número total de línguas faladas diariamente na América do Sul vai muito além do espanhol, português, francês, neerlandês (holandês) e inglês.

Uma classificação básica dos idiomas utilizados regularmente por toda a América do Sul pode ser a sua divisão entre idiomas oficiais e idiomas não oficiais.

No entanto, lingüisticamente falando, é muito mais produtivo e interessante classificar as línguas presentes na América do Sul nos seguintes dois grandes grupos:

  • Idiomas Exóctones (originárias de além, não originários na terra):
As línguas não nativas podem ser classificadas nas seguintes categorias principais (3):
  •  
    • idiomas colonizadores, i.e. espanhol (castelhano) e português, mas também francês, neerlandês e inglês, embora em menor escala.
  •  
    • Idiomas de escravidão africana, i.e. yorubá, bantu, etc... intrínsecos na forte cultuação dos ritos religiosos afro-brasileiros, etc.

Economia

A América do Sul experimentou, a partir de 1930, um notável crescimento e diversificação na maioria dos setores econômicos. Grande parte dos produtos agrícolas e pecuários é destinada ao consumo local e ao mercado interno. No entanto, a exportação de produtos agrícolas é fundamental para o equilíbrio da balança comercial da maioria dos países. Os principais cultivos agrários são justamente os de exportação, como a soja e o trigo. A produção de alimentos básicos como as hortaliças, o milho ou o feijão é grande, mas voltada para o consumo interno. A criação de gado destinada à exportação de carne é importante na Argentina, no Paraguai, no Uruguai e na Colômbia. Nas regiões tropicais os cultivos mais importantes são o café, o cacau e as bananas, principalmente no Brasil, na Colômbia e no Equador. Por tradição, os países produtores de açúcar para a exportação são: Peru, Guiana e Suriname, sendo que no Brasil, a cana-de-açúcar também é utilizada para a fabricação de álcool combustível. Na costa do Peru, noroeste e sul do Brasil cultiva-se o algodão.

Cinqüenta por cento da superfície sul-americana está coberta por florestas, mas as indústrias madeireiras são pequenas e direcionadas para os mercados internos. Nos últimos anos, no entanto, empresas transnacionais vêm se instalando na Amazônia para explorar madeiras nobres destinadas à exportação. As águas costeiras do Pacífico da América do Sul, são as mais importantes para a pesca comercial. A captura de anchova chega a milhares de toneladas, e também é abundante o atum, dos quais o Peru é um grande exportador. A captura de crustáceos é notável, particularmente no nordeste do Brasil e no Chile. A industrialização e o processamento de alimentos é uma das atividades mais importantes do setor secundário. Outras indústrias se localizam nas proximidades das grandes cidades, como as refinarias de petróleo, as siderúrgicas de ferro e aço, cimento, manufaturas e fábricas de bens de consumo tais como tecidos, bebidas, carros, eletrodomésticos, equipamentos mecânicos e elétricos e plásticos.

O comércio intercontinental da América do Sul se realiza prioritariamente com os Estados Unidos, a Europa Ocidental e o Japão. O petróleo e seus derivados constituíram um componente importante desse comércio internacional, mas nos últimos anos se desenvolveu a tendência ao auto-abastecimento, com o Brasil acabando com suas compras no Oriente Médio, devido à auto-suficiência. O comércio dentro do subcontinente foi promovido, a partir de 1960, por instituições regionais de integração, dentre as quais as mais importantes são a Associação Latino-Americana de Integração(ALADI), o Bloco Andino, e em especial o Mercosul, formado inicialmente por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, ao qual aderiram depois o Chile e a Bolívia.

 

 

Fonte: Wikipédia