EUROPA

A Europa vista do espaço, cortesia NASA

 

A Europa é a parte ocidental do supercontinente euroasiático. Embora geograficamente seja considerada uma península da Eurásia, os povos da Europa têm características culturais e uma história específicas, o que justifica que o território europeu seja geralmente considerado como um continente separado.

A parte continental é limitada a Norte pelo Oceano Glacial Árctico, a oeste pelo Oceano Atlântico, a sul pelo Mar Mediterrâneo, pelo Mar Negro, pelas montanhas do Cáucaso e pelo Mar Cáspio, e a Leste, onde a delimitação é mais artificial, pelos Montes Urais e pelo Rio Ural. A Europa inclui também as Ilhas Britânicas, a Islândia e várias ilhas e arquipélagos menores, espalhados pelo Atlântico, Mediterrâneo e Árctico

Segundo a mitologia grega, Europa foi uma mulher muito bonita que despertou os amores de Zeus, deus-rei do Olimpo.

O continente europeu, que durante as Grandes Navegações foi chamado de Velho Mundo, estende-se quase que inteiramente na zona temperada, acima de 35º de latitude N, com apenas uma estreita faixa até o círculo polar Ártico. Devido ao seu litoral muito recortado, a influência oceânica é grande, e as temperaturas são geralmente amenas (não há extremos acentuados), com precipitações que oscilam entre 500 e 1 000 mm anuais. Alternam-se em seu relevo extensas planícies, maciços pré-cambrianos ou palezóicos.

A quase totalidade do continente inclui-se no mundo desenvolvido. A agricultura, mecanizada, emprega em média apenas 10% da população economicamente ativa, enquanto um terço desta é ocupado na indústria e a maior parte é absorvida pelo setor terciário. Entretanto, com o surgimento de novas potências da América e da Ásia no séc. XX, a influência e o poderio europeus diminuíram, notadamente após as duas guerras mundiais.


Os recursos de matérias-primas (principalmente combustíveis fósseis) são, em geral, limitados; as taxas de desemprego encontram-se em ritmo ascendente, e muitos setores da indústria sofrem as conseqüências da precocidade de seu desenvolvimento (instalações antigas e desatualização tecnológica), achando-se atrasados em relação aos EUA e o Japão (principalmente as indústrias de ponta). Essa situação está ligada, em parte, à fragmentação política do continente, cujas conseqüências econômicas não foram inteiramente atenuadas pela constituição de blocos maiores (CEE, de inspiração liberal-capitalista, na Europa Ocidental; Comecon, socialista, encabeçada pela URSS, na Europa Oriental).

 

Países da Europa

Politicamente, a Europa divide-se nos seguintes países:

Também se situam na Europa as seguintes dependências:

A Turquia, a Geórgia, o Azerbaijão e o Cazaquistão têm porções de seus territórios localizadas na Europa. Na Turquia, é europeu o território situado a norte do Bósforo, que faz fronteira com a Grécia e a Bulgária (a Trácia); no Cazaquistão, pertence à Europa o território a oeste do Rio Ural, fronteira à Rússia. A Rússia, embora tenha mais superfície asiática que europeia, considera-se pertencente à Europa dado ser no território europeu que se situam as suas principais cidades e onde vive a maior parte da sua população.

Arménia e Chipre, embora geograficamente não se localizem na Europa, consideram-se europeus por razões históricas e culturais. Por vezes, também se consideram parte da Europa quatro repúblicas ex-soviéticas da Ásia Central (Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão e Uzbequistão), além de Israel. (Ver o artigo nações transcontinentais).


 

As seis línguas mais faladas russo, alemão, francês, inglês, italiano e polonês
Número de países 451
Área 10 368 099 km²
População 702 566 000
Densidade demográfica 101 h/km²
Ponto mais alto Monte Elbrus (5642), Rússia
Ponto mais baixo Mar Cáspio (-28m), Rússia
Maior lago Ládoga (18 400 km²), Rússia
Maior ilha Grã-Bretanha (229 885 km²), Reino Unido
Maior vulcão Etna (3.323 metros), Sicília, Itália
Principal cascata Gavarnie (421 metros), França
País mais rico Luxemburgo (42 930 dólares/hab. por ano)
País mais pobre Moldávia (410 dólares/hab. ao ano)
País mais populoso Rússia (112.357.000 habitantes)
País menos populoso Vaticano (890 habitantes)
Maior país Rússia (17.075.200 km²)
Menor país Vaticano (0,44 km²)
País mais povoado Mônaco (17.435,9 h/km²)
País menos povoado Islândia (2,74 h/km²)
Ponto mais ocidental do Continente Europeu Portugal (Cabo da Roca)
Ponto mais ocidental da Europa Portugal (Ilhéu de Monchique, a ocidente da Ilha das Flores, no Arquipélago dos Açores)

 

Regiões da Europa

Por razões políticas e culturais, é costume dividir-se a Europa em três regiões:

 

 

Fonte: Wikipédia