CORÉIA DO NORTE

 

            

A Coréia do Norte ou Coréia do Norte é um país asiático que ocupa a metade norte da Península da Coreia. Faz fronteira a norte com a China e com a Rússia, a leste com o Mar do Leste (Mar do Japão), a sul com a Coreia do Sul e a oeste com a Baía da Coreia. Capital: Pyongyang.

A República Popular Democrática da Coréia é uma ditadura socialista rigidamente centralizada, com o poder concentrado nas mãos de uma só pessoa, que fora Kim Il-sung desde o final da década de 40 até a sua morte, em 1994, e que é agora seu filho, Kim Jong Il. Já foi chamada "a primeira monarquia comunista".

Pela estrutura política, que centraliza o poder decisório de todos os sectores da sociedade num só organismo, o Partido, pode-se bem afirmar que a Coréia do Norte é o último país estalinista do planeta, pois adota um sistema de governo muito similar aquele adotado na URSS durante a ditadura de Josef Stalin. Como tal, promove repressões políticas aos opositores, prendendo-os, torturando-os, executando-os ou enviando-os aos campos de trabalho forçado, os chamados goulags. O governo norte-coreano, liderado por Kim Jong Il, considerado por Bush como um dos governos que integram o Eixo do Mal, ignorando acordo internacional assinado em 1999, durante o governo Clinton, que previa a desativação de todas as pesquisas que pudessem produzir arsenal nuclear (como mísseis balísticos e bombas atômicas). Testou no dia 4 de Julho de 2006, 7 mísseis balísticos. O país afirmou ter o direito de testar tais mísseis, pois é um país soberano. O Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou dia 15 de julho uma resolução impondo sanções à Coréia do Norte por seus testes de mísseis. Em 9 de Outubro de 2006, a Coréia do Norte realizou um teste subterrâneo de um artefato nuclear.

 

                                     Fonte: Wikipedia