SERRA LEOA

 

            

A Serra Leoa é um país da África Ocidental, limitado a norte e a leste pela Guiné, a sueste pela Libéria e a sul e oeste pelo Oceano Atlântico. Capital: Freetown.

Descoberta pelo navegador português Pedro de Sintra em 1460, a Serra Leoa era, então, habitada pelos temnes. O nome de Serra Leoa deriva da semelhança que a serra tinha com uma leoa ao ser avistada ao longe do mar. Para além disso, o trovejar na época das chuvas assemelhava-se ao rugido do animal. A primeira atividade econômica prosseguida pelos portugueses foi mesmo o comércio de escravos, obtidos por negociação com este povo. Ainda hoje persistem edifícios construídos pelos portugueses.

O próximo povo europeu a ocupar a região será a Inglaterra, no século XVII, que, por acção da Companhia Comercial britânica, funda a cidade de Freetown que servirá de refúgio para os escravos libertos do Canadá e do Reino Unido.

Antes da colônia, Serra Leoa se encontrava nos limites do grande Império de Mali, que floresceu entre os séculos XIII e XV. O estado moderno de Serra Leoa foi fundado como uma pátria para escravos liberados. Os primeiros povoadores estabeleceram em Freetowm em 1787, e nos 60 anos seguintes foram seguidos por 70.000 ex escravos de toda África Ocidental e por outros milhares de indígenas emigrados desde o interior.

Os não nativos africanos, conhecidos como krios, foram colocados pela coroa britânica nos altos postos da administração, de modo que nos anos 50 Serra Leoa proclamava sua lealdade à rainha enquanto o resto das colônias tratavam de se tornarem independentes.

Em 1968, após sucessivos golpes de estado, Siaka Stevens, do Congresso de Todos os Povos (APC) declarou Serra Leoa república independente e estado uni-partidista. Sua presidência durou 17 anos, e no meio de uma grave crise foi seguido do general Joseph Saidu Momoh. Conflitos internos e um crescente clamor por reformas democráticas propiciaram em 1992 um golpe de jovens oficiais liderados por Valentine Strasser, que assumiu a presidência. Durante os dois primeiros anos seu mandato foi muito popular, pois empreendeu profundas reformas que tiraram o país do caos econômico. Em 1994, porém, a situação começou a deteriorar-se, pois alguns rebeldes fiéis a Momoh começaram a lutar contra as forças governamentais. Em 1995, o conflito degenerou em guerra civil, situação que persiste, pelo que é necessário informar-se de qual é a situação no país antes de planejar um viagem.

 

                                     Fonte: Wikipedia